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domingo, 21 de junho de 2009

ATIVIDADE PINTE,RECORTE E COLE - ARCA DE NOÉ



NOÉ CONSTRÓI A ARCA.

Materiais necessários:

Molde da Arca de Noé impressa;

Cartolina-na cor que você desejar; cortada em quatro partes(cada parte caberá a uma criança)

Animais: podem ser recortados de revistas(no tamanho que caibam na arca), em adesivos ou desenhados pelas próprias crianças;

Lápis de cor;

Cola;


Furador.

Barbante (dois fios de 8 cm para cada criança)

Como montar:


Cada criança deve pintar a arca e depois cortá-la do papel. Ajude-as na hora de cortar a porta de entrada da Arca, cortando você mesma.
Faça um furo onde há a marcação para o mesmo com o furador.
As crianças deverão inserir o barbante pela parte de fora do furo e colar na parte interna da porta.

Agora é a vez de colar a Arca sobre o retângulo de cartolina que cada criança recebeu.
Por último, as crianças colarão os animais na Arca.

*Enriqueça essa experiência fazendo perguntas como:


Como deve ter sido estar dentro da Arca com todos aqueles animais?
Que tipo de sons eram ouvidos dentro da Arca?

Que tipo de alimentos os animais comem?



Molde da Arca para imprimir:





Modelo de Arca já pronta:

sábado, 20 de junho de 2009

Gravuras sobre a Arca de Noé




sexta-feira, 19 de junho de 2009

A Criação do Mundo





1. A criação do mundo

“No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1.1).Deus criou o mundo e tudo o que existe: o céu, a terra, o mar, as plantas, os animais... Criou também o homem e a mulher, que viviam bem com Ele e eram muito felizes.

2. O pecado
“Deus perguntou: Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?” (Gênesis 3.11, NVI).
Mas o Diabo, por meio da serpente, tentou Eva. Então ela e Adão desobedeceram a Deus. Desobediência é pecado. Por isso, eles foram expulsos do Paraíso e ficaram longe de Deus.


3. A vinda de Jesus
“Deus enviou seu Filho” (Gálatas 4.4).
Por amar todas as pessoas, Deus enviou Seu Filho Jesus, para elas voltarem a viver bem com Ele. Jesus nasceu em Belém. José e Maria cuidaram do menino até que Ele crescesse.

4. A morte de Jesus
“Cristo morreu pelos nossos pecados” (1 Coríntios 15.3).
A Bíblia ensina que todos têm de ser castigados por sua desobediência a Deus. Esse castigo é a morte eterna no inferno. Jesus sofreu o castigo por nós. Ele deu Sua vida na cruz para pagar pelos pecados de todo o mundo.


5. A ressurreição de Jesus
“Ele não está aqui; ressuscitou” (Mateus 28.6).
Mas, depois de sepultado, Ele ressuscitou! Jesus não continuou morto – Ele voltou a viver. Que grande alegria e esperança! Temos um Senhor vivo que quer nos perdoar e salvar do castigo.

6. E agora?
Convide Jesus a entrar em seu coração. Ele vai limpar sua vida e cuidar de você. Peça para Jesus ser seu Salvador e um dia você estará no céu com Cristo, para sempre!

Jesus quer ser seu maior Amigo. Leia a Bíblia para aprender mais sobre Ele. Fale com Jesus em oração – você pode conversar com Ele sobre tudo que quiser. (desenhos: © Dirceu Veiga – texto: Ione Haake - http://www.ajesus.com.br)


Cedido por:http://www.ajesus.com.br.Visite este Site

A Arca de Noé

Há milhares de anos, numa terra bem distante, vivia um homem chamado Noé. Noé e sua família eram felizes, porque amavam a Deus.Mas nem tudo na cidade onde Noé morava era bom.

As pessoas brigavam e faziam muitas coisas más.
Um dia, Deus ficou cansado de ver a terra que Ele tinha criado sendo tão maltratada pelos seus moradores, e os homens, os quais Ele havia feito com tanto amor, serem tão maus. Então Deus decidiu destruir a terra com uma chuva bem forte, um dilúvio.Mesmo estando triste com os moradores da terra, Deus se lembrou de Noé, que era um bom homem, e prometeu que salvaria a ele e à sua família. Para isso, Ele ordenou: "Noé, construa um barco bem grande e entre nele com seus filhos, suas filhas, seus netos e os seus parentes.

Também coloque dentro desta arca um casal de cada animal que há sobre a terra".
E assim Noé fez. Mas enquanto ele construía o grande barco, as pessoas riam, o chamavam de louco. "Chover?

.
Que idéia absurda! Nunca choveu..." diziam alguns. Mas Noé continuava alertando aos homens sobre o que iria acontecer.E um dia, quando a arca ficou pronta, Noé entrou nela com sua família e os animais. Um anjo travou a porta do barco do lado de fora, e então começou a chover...


Foi uma chuva muita forte, que transbordou rios, encobriu casas e montanhas. O povo mau, desesperado e com medo, pedia socorro a Noé. Mas ele não podia abrir a arca. Era tarde demais.

O dilúvio durou 40 dias, e todos os que viviam na terra, morreram. Menos Noé, sua família e um casal de cada animal, que ficaram por todo esse tempo seguros dentro da arca.

Quando a chuva parou e as águas baixaram, eles saíram do barco, e Noé agradeceu a Deus. Deus o abençoou e fez uma aliança: disse que nunca mais a terra seria destruída por um dilúvio.

Então Ele colocou no céu um lindo arco-íris, como um sinal, para que toda vez que olharmos para o arco colorido entre as nuvens, estejamos nos lembrando da promessa.

(Essa história está na Bíblia, no livro de Gênesis, capítulos 6 à 9. Confira!)

Deus se revela a mim através de minha família

Princípio: Eu preciso cuidar bem da minha Família

Versículo: Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua família, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.

Mostrar ás crianças que devemos zelar pela família.

Captando a Atenção

Quem Levar?

Você ganha uma viagem para conhecer o Sul do Brasil com direito a levar quatro acompanhantes. Quem você levaria e por que?
Quando saímos de férias ou se realmente ganhássemos esta viagem com certeza levaríamos nossa família. A Família é uma idéia maravilhosa de Deus que a estabeleceu e a firmou sobre uma rocha para que fossemos protegidos de muitas ameaças.
Na história de Noé, vemos o cuidado de Deus com a Família. Ele disse a Noé para fazer uma arca bem grande para que toda sua família pudesse ser salva da grande inundação que viria sobre Terra.
Com a família de Noé, Deus fez um pacto:
. “Mas contigo estabelecerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.”
Um Pacto é algo muito importante, ainda mais um pacto de salvação firmado como o Próprio Deus.
A Arca de Noé, nos fala de salvação e proteção. Deus quer salvar e proteger a minha família e a sua também.
Noé ouviu a Deus, o obedeceu e sua família também.
Ele construiu um barco enorme.
O que será que os vizinhos de Noé pensaram dele, considerando-se o tamanho da arca e que eles provavelmente moravam longe do mar ou de um lago ?
Mas, mesmo assim, Noé pregou para as pessoas dizendo que a Arca seria a única salvação, porém elas não ouviram, não obedeceram e todas morreram.
Apenas Noé e sua família entraram na arca e foram salvos.
O Senhor está chamando eu e minha família, você e sua família para entrarmos na Arca da Salvação.
A nossa Arca está pronta, não precisamos cortar madeira e passar anos construindo um barco. A Arca da nossa salvação e de nossa família é Jesus. Jesus morreu na cruz e derramou o seu sangue por nós, para termos vida. Precisamos que Ele esteja no nosso lar. Precisamos de seu amor, de sua proteção e de sua redenção.
Há uma promessa em Atos 16.31, que se nós crermos em Jesus Cristo seremos salvos nós e nossa família, então todos estaremos unidos e fortalecidos para enfrentarmos todas as dificuldades.

Vamos Conversar?


O Senhor te deu uma família. Será que você já agradeceu a Deus por ter uma família. Muitas crianças perdem seus pais, irmãos e vivem sós, em abrigos e orfanatos. Louve ao Senhor pela sua família. E o que posso fazer?
Bem, você pode:
1. Honrar seus pais
2. Conviver em harmonia com seus irmãos
3. Fazendo sua parte em casa, ajudando a mamãe, por exemplo
4. Orando e profetizando sobre a sua familia todos os dias
5. E jamais falar mal de sua familia.

Ore a Deus para que ele guarde sua família de toda investida de Satanás contra ela. Ele só tem um objetivo destruí-la. Agradeça. Faça a sua parte na sua casa e lembre-se sempre: Eu preciso cuidar bem da minha família.

Reforçando o versículo: Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua família, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.


Hora da brincadeira:

Material

Balões número 7
Pincel Pilot preto
barbante
papeis e giz de cera
cola

Peça para as crianças encherem os balões e escreva em cada um a palavra: AMO MINHA FAMÍLIA
Cada criança pegará pedaços de papeis e escreverão os nomes de seus pais, irmãos avós, etc
Colar estes papeis num pedaço de barbante e amarrar no balão.
Depois, vamos jogar os balões para cima sem deixar cair e sempre dizendo: eu preciso cuidar bem da minha família.


Vamos conversar com Deus?

Esta é a hora de ministrar nas crianças a unção de Deus. Peça cobertura do sangue de Jesus sobre cada vida. Profetize bênçãos sobre elas e peça para cada uma orar pedindo que Deus proteja sua familia, seu pai, sua mãe, irmãos. Peça a Deus que abençoe cada família ali representada.

DICAS

• Você pode preparar um exercício para fixação do Tema. Perguntas ou desenhos sobre famílias e arca de noé. Pode fazer colagem, dobradura, lembrancinhas de eva, etc.
• Musicas: Que falem sobre o tema
Exemplo: Cd Arca de Noé da Ana Paula Valadão.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A Família e a Escola Bíblica Dominical

Deuteronómio 6:1-25

A Escola Bíblica Dominical é uma oportunidade única de estudar a Bíblia, aplicando-a à vida pessoal e adequando a Palavra de Deus a cada idade. É, por isso, um instrumento de crescimento espiritual para toda a família.

Os filhos precisam de alimento espiritual. Têm de ser ensinados nos caminhos do Senhor e instruídos no carácter de Deus. Precisam de aprender que toda a vida deve estar centrada em Deus. Os pais têm um papel importantíssimo no acompanhamento da vida espiritual dos filhos. Faz parte da responsabilidade dos pais:

1º - Dar o exemplo

O exemplo é um bom meio de comunicação. Quando os pais descuram a igreja e o ensino bíblico, estão a comunicar que não tem grande importância.

Não “peça desculpa” por ser cristão. Não dê a entender que ir à igreja que é um dever para si. Não mostre o Cristianismo como uma opção, e ainda por cima de pouco interesse, mas algo fundamental para a vida. Não falte. Participe. Estude. Envolva-se.

2ª - Ajudar os filhos

A participação activa dos pais é fundamental, ajudando-os a estudarem a lição, a memorizarem os versículos, a participarem nos concursos, a serem obedientes e a respeitarem os professores e o tempo da EBD como uma coisa importante para a vida deles.

3º - Acompanhar

Pergunte o que é que os seus filhos estudaram, o que é que aprenderam, o que é que gostaram mais… responda a perguntas. Ajude-os, durante a semana, nas leituras da Bíblia, no estudo da lição, na aprendizagem dos versículos e nas tarefas de aplicação bíblica. Ensine os seus filhos a orarem pelo professor da Escola Dominical e a ter amor pela igreja.

4º Valorizar a EBD

Considere a Escola Bíblica Dominical como uma ESCOLA importante para o desenvolvimento espiritual e moral dos seus filhos. Transmita esse espírito positivo e de valor aos filhos, com entusiasmo e alegria. Assim como transmite a importância do bom empenhamento nos estudos escolares dos seus filhos, do mesmo modo deve valorizar o seu desenvolvimento espiritual e zelo pela aprendizagem dos princípios bíblicos.

5º Não faltar

Por sua culpa, as crianças é que ficam a perder. Não acompanham, não sabem, não ganham prémios, não se habituam ao ambiente, não se introduzem no grupo e por isso não fazem amigos na igreja. Não conhecem a Bíblia, não sabem nada sobre a vontade de Deus para as suas vidas, não têm referências morais e espirituais. Desmotivam-se e depois não querem ir ou participar. Vá com os seus filhos à Escola Bíblica Dominical regularmente.

6º Não chegar tarde

Deus é muito mais importante do que mais meia hora na cama. Habitue-se a chegar a horas, por respeito a Deus e aos seus irmãos em Cristo. Leve o seu filho a horas. De outra maneira, perturba as classes e as crianças perdem o seguimento e o ambiente descontraído das actividades iniciais que normalmente têm como alvo despertar o interesse.

7º Ter atenção e cuidado

O cuidado e a atenção dos pais na preparação para o Domingo é muito importante. Preocupe-se em ajudar a criança a levar a Bíblia, a revista, a oferta e a ter tudo cuidado. O ideal será arranjar ao seu filho uma pasta própria para a EBD tal como tem uma para a escola, onde pode colocar todos os materiais preparados para levar à igreja.

Margarida Barros - Igreja Baptista da Almada

Os Dez Mandamentos dos Pais Cristãos

1-Dê a devida liberdade aos seus filhos.(GALATAS 5.1).

2-Permita que eles questionem os valores que significam muito para suas vidas.(1 Pedro 3.4).

3-Tenha paciência com suas manias passageiras.(TIMÓTEO 4.5).

4-Exerça autoridade sobre seus filhos sem irritá-los,estabeleça limites.(PROVÉRBIOS 22.28).

5-Demonstre calor e simpatia, sem mimá-los muito,para não se tornarem inseguros.(1 CORINTIOS 14.20).

6-Aprenda com seus filhos ,eles também ,tem lições maravilhosas para nos ensinar.(COLOSSENSES 2.19).

7-Aceite as falhas de seus filhos.(FILIPENSES 4.6).

8-Seja leal aos seus filhos,compartilhe com eles a vida no lar.(EFÉSIOS 4.25)

.9- Seja íntimo de seus filhos, torne-se seu confidente.(ROMANOS 10.13-15).

10-Seja enérgico mas, com sabedoria.(TIAGO 1.5).

Retirado do blog Coisa de Criança

Necessidades da criança

SETE NECESSIDADES BÁSICAS DA CRIANÇA

1. AS CRIANÇAS PRECISAM DE UM SENTIDO, DE SIGNIFICADO:

Os seres humanos necessitam ser notados, apreciados e amados como são, caso devam ter um sentido de significado. Não conseguiremos viver conosco mesmos se sentirmos que não temos valor ou se gostamos de nós mesmos.
De que forma podemos desenvolver este senso de significado?

1. Investir no relacionamento conjugal, demonstrando amor um pelo outro diante dos filhos.
2. As crianças não devem ser o centro de nossas atenções.
3. As crianças devem ser respeitadas em seu processo de maturação, não podem ser forçadas a alcançar posições superiores às suas possibilidades.
Atitudes dos pais que podem gerar complexo de inferioridade nos filhos:
* elogios freqüentes a um dos irmãos;
* ferir o auto-respeito;
* exposição da criança ao ridículo, sarcasmo, zombaria, desprezo.
Como construir um sentido de significado?
* Elogiar a criança pelos seus pequenos serviços e atitudes. Como diz Bruno Bettelleim : “A convicção sobre o próprio valor sópode resultar do sentimento que a pessoa tem de que seu trabalho é importante e que ela se desempenha bem dele.”
* Apresentar a criança a outros pelo nome.
* Permitir que a criança fale por si mesma quando alguém lhe faz perguntas.
* Respeitar as opiniões e sentimentos da criança.
* Passar mais tempo com a criança, dando a devida atenção.
* Confiar nelas para que desenvolvam um senso de dignidade.

2. AS CRIANÇAS PRECISAM DE SEGURANÇA

Condições que criam insegurança:

1. Conflitos mal-resolvidos entre os pais que não sabem lidar com as diferenças de opinião.
2. Mobilidade constante traz dificuldades de ajustamento aos novos locais e pessoas.
3. Falta de disciplina, de limites estabelecidos.
4. Ausência dos pais em casa.
5. Críticas freqüentes provocam sentimento de fracasso e incompetência.
6. Pais que dão presentes e dinheiro, mas não dispõem de tempo, nem demonstram amor pelos filhos.
7. Insegurança e ansiedade dos pais.

Condições que criam segurança:

1. Harmonia, lealdade e comprometimento dos pais em seu casamento.
2. Certeza do amor dos pais que se concretiza em gestos de afeto.
3. União na família, para o alcance de metas, gera o senso de estabilidade.
4. Manutenção da rotina, horário habitual para as refeições e sono.
5. Disciplina administrada de forma amorosa.
6. Administração de toque (abraços, colo, carícias, beijos etc.)
7. Sensação de pertencimento para sentir-se aceita, valorizada e digna de valor.

4. AS CRIANÇAS PRECISAM DE ACEITAÇÃO

Assim como a saúde do corpo depende da alimentação e de exercícios físicos adequados, a saúde emocional depende da auto-estima, senso de utilidade, aceitação e valorização.
Por que as crianças sentem falta de aceitação?

* Críticas constantes que geram sentimentos de fracasso, rejeição e desajustes.
* Comparar a criança com outros, em nível de desempenho e competências.
* Querer que as crianças atendam às expectativas da juventude dos pais.
* Superproteger a criança faz com que se sinta incapaz de realizar tarefas.
desenvolvam. Manter expectativas frustradas, revelando-as aos seus filhos.

O que dá lugar ao sentimento de aceitação?

* A criança deve ser tratada e apreciada como única, ter certeza de que é amada do jeito que é.
* Auxiliar a criança a descobrir o prazer de realizar algumas atividades.
* Permitir que a criança descubra que é amada, desejada e apreciada.
* Aceitar as amizades do filho.
* Manter a sinceridade e não ter receio de revelar suas fraquezas.
* Ouvir os filhos com o coração.
* Valorizar o filho, tratando-o como uma pessoa de valor.
* Contribuir

4. AS CRIANÇAS PRECISAM AMAR E SER AMADAS

“A suprema felicidade da vida está na convicção de que somos amados.” (Victor Hugo)

A forma como estendemos amor a nossos filhos afetará profundamente a nossa forma de nos relacionarmos com os outros. Amar e ser amado produz a sensação de pertencimento que produz a segurança necessária para enfrentar a vida.

Seus filhos sabem que são amados?

* Aprendemos a amar, pois nascemos com capacidade para isto. Correspondemos ao amor que nos é demonstrado.
*Ensinamos o nosso filho acerca do amor de Deus e da beleza do sexo quando expressamos, diante dEle, o amor pelo cônjuge.
* Demonstramos o amor quando o comunicamos através de palavras e de gestos.
* Amamos quando revelamos o prazer que sentimos na companhia do outro.
* O amor é demonstrado quando demonstramos que confiamos nos nossos filhos.
* Ouvir os filhos é uma das melhores formas de amá-los e termos a certeza de que seremos ouvidos no futuro.
* Este nobre sentimento contribui para compartilharmos experiências, as quais promovem a união, compreensão e comunicação.
* Quem ama, constrói relacionamentos francos e confortáveis, atentando para a verdadeira identidade da criança.
* As pessoas amadas sabem que são mais importantes que as coisas.

5. AS CRIANÇAS PRECISAM DE ELOGIOS

Tornamos as pessoas belas quando as louvamos e encorajamos com sinceridade. Precisamos de calor e ternura para mudar para melhor. Os nossos problemas de identidade são causados pelas críticas. O elogio não estraga a criança. Mas, se ela não o receber, passará a buscá-lo de forma errônea.
* Deve-se elogiar o desempenho da criança e não a sua personalidade, sempre apontando para progresso e evolução da criança.
* O louvor deve ser dado pelas pessoas que ocupam uma posição privilegiada no cotidiano da criança. Dessa forma, se promoverá a generosidade, iniciativa e cooperação.
* O elogio deve ser sincero.
* A criança deve ser elogiada pelas ações de iniciativa própria.
* As atitudes dos pais são tão importantes quanto as palavras de ânimo.

6. AS CRIANÇAS PRECISAM DE DISCIPLINA

Disciplinar a criança exige sabedoria, paciência e persistência. Não basta haver amor por parte dos pais. Os sentimentos de cordialidade, afeição e amor devem ser temperados com conhecimento, compreensão e auto-controle. Se a criança tiver liberdade ilimitada, certamente se assustará e se tornará insegura. A verdadeira liberdade será alcançada quando houver limites.
Estes limites devem ser bem compreendidos e colocados em prática.

“1. Definição de disciplina. A disciplina é no geral definida como castigo que produz obediência. Este conceito é muito limitado. A palavra disciplina deriva de discípulo. Tanto disciplina como discípulo têm origem no termo latino para pupilo, significando instruir, educar e treinar. A disciplina envolve a modelagem total do caráter da criança, encorajando o bom comportamento e corrigindo aquele que é inaceitável. O castigo é a parte da disciplina que fornece uma restrição curta e temporária.
O castigo do mau comportamento não produz automaticamente o bom comportamento. A disciplina inclui também a responsabilidade dos pais em obter, encorajar, construir o bom comportamento em substituição ao mau. A disciplina inclui tanto o cultivo como a restrição – dois elementos necessários para a vida. Um bom jardineiro cultiva e poda suas plantas a fim de obter bons frutos. As ervas daninhas florescem naturalmente sem cuidado especial. Treinamento é o que devemos fornecer a nossos filhos. Ao encarar a disciplina nesses termos mais amplos, compreendemos que os métodos a serem aplicados podem variar muito mais do que pensamos geralmente. A disciplina inclui tudo que um pai faz ou diz para ajudar seu filho a aprender e desenvolver-se na direção da maturidade.

2. Propósitos da disciplina. Os pais devem perguntar continuamente a si mesmos:’Qual o objetivo final que desejo alcançar no treinamento de meus filhos?’

3. Métodos de disciplina. A reação da criança à disciplina dos pais tem muito mais significado do que o método usado.”
[1]

Os métodos de disciplina podem ser resumidos em três categorias:
a) Regulamento – estabelecimento de regras.
b) Imitação – o modelo da criança está nas ações dos pais, do que são, fazem e dizem.
c) Inspiração – resultante da felicidade e satisfação dos pais.

A disciplina e o controle só vão funcionar quando há estrutura de bons sentimentos, afeição e alegria.

Os cinco princípios de disciplina do Dr. James Dobson:

1. Desenvolver respeito pelos pais, atentando para os seus princípios religiosos.
2. Reconhecer que a comunicação no geral melhora depois do castigo.
3. Controle sem implicância.
4. Não saturar o filho com excessivo materialismo.
5. Evitar extremos no controle e no amor.
7. AS CRIANÇAS PRECISAM DE DEUS

As primeiras orientações bíblicas para os pais estão em Dt 6. 6-8.

- Os pais devem ter, em primeiro lugar, comunhão com Deus: conhecer o caminho, mostrá-lo e seguir através dele. A compreensão do amor de Deus, misericórdia, perdão, aceitação e a verdade da Palavra de Deus resultarão do relacionamento familiar.
- O treinamento religioso é responsabilidade direta dos pais. A colaboração e encorajamento dos pais são os pré-requisitos para o desenvolvimento espiritual da criança na igreja.

Observando o texto bíblico de Sl 78. 1-8, verificamos os três propósitos da instrução:

1. depositar fé em Deus;
2. lembrar-se das obras divinas, guardando os seus mandamentos;
3. impedir o descontrole, teimosia e rebeldia.
- A instrução deve ser constante, contínua. Até os quinze anos, a criança normal pode fazer até 500.000 perguntas. A ausência de ensino sobre Deus pode expor a criança a toda sorte de falsos deuses e filosofia.
- A maior parte da orientação é comunicada através do exemplo.

Este texto é uma síntese do livro:
DRESCHER, John, M. Sete necessidades básicas da criança. Trad. Neyd Siqueira. 12. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
Colaboração para o Portal EscolaDominical : Profa. Amélia Lemos Oliveira.
Bibliografia
John M. DRESCHER, Sete necessidades básicas da criança, p.82-3

Matéria retirado do blog Coisa de criança

quarta-feira, 3 de junho de 2009



Abraão e Sara eram muito velhos e não tinham filhos.
Deus avisou que eles teriam um filho.
Sara riu, pois não acreditou em Deus.
Mas Deus manteve sua promessa e deu-lhes um filho.
Eles o chamaram de Isaque.

Atividades












A Torre de Babel

O povo em Babel estava construindo uma torre.
Eles queriam que a torre alcançasse os céus para que eles pudessem ser iguais a Deus.
Então, Deus fez com que eles falassem diferentes línguas, e assim eles não podiam entender um ao outro.
Com isso, a torre não pôde ser construída.
(Gênesis 11.1-9) - texto retirado da Minha Primeira Bíblia - Ed. Ciranda Cultural


terça-feira, 2 de junho de 2009

Arca de Noé

Deus ficou muito triste em ver que as pessoas tinham se tornado más e desobedientes; por isso mandou que Noé construisse um grande barco.
Deus falou que neste grande barco, Noé levaria um casal de cada espécie de animal, pois cairia sobre a terra um dilúvio.
Noé obedeceu a Deus e então construiu uma arca e quando terminou todos os animais chegaram e entraram na arca. Quando todos os animais já estavam dentro da arca, Noé e toda sua família também entraram e ele então fechou a porta.
E veio chuva trazendo o dilúvio; foram muitos dias e noites de chuva.
Quando a chuva acabou Noé soltou uma pombinha que trouxe em seu bico um galhinho de uma oliveira e então Noé abriu a porta da arca.
Deus fez uma aliança com Noé e como sinal de que nunca mais haveria dilúvio sobre a terra, criou o arco-íris.
Deus cuidou de Noé e sua família porque ele era um homem obediente e que temia à Deus.

As Duas Casas


Oração: Senhor Deus, abençoa este encontro e todos que aqui estão. Abençoa esta semana que se inicia e a todos a quem amamos. Amém!

História


Certo dia, Jesus contou uma estória sobre duas casas bem bonitinhas, muito parecidas, construídas na beira do mar.

De longe ninguém percebia nem de perto era fácil perceber a diferença entre as casas...

A diferença entre essas duas casas é que uma foi construída sobre uma rocha, uma pedra firme, bem segura... A outra foi feita na areia bem macia e fofa.

Duas casinhas tão bonitas, na beira do mar...

Um dia, veio uma chuva muito forte; um temporal... Com muitos raios, trovões. Caiu muita água...

Mas logo, o vento começou a acalmar, a chuva foi diminuindo, e o céu foi clareando novamente.

Mas, e as casas? Vejam só! Uma caiu, e a outra ficou firme. Qual será que foi levada para o mar?

A casa construída na pedra não caiu.Mas a que estava na areia... no primeiro ventinho, se partiu!
Jesus contou esta história. Sabem o que ele queria dizer?


Que assim acontece com a gente também. Quem escuta a boa notícia que é o Reino de Deus, mas não muda sua vida, não faz a vida mudar, é como aquele que constrói a casa na areia, uma casa que cai fácil; é uma pessoa sem juízo...

Mas quem constrói a vida em uma rocha firme, que é Deus, agüenta firme os problemas, tem força para lutar, continuar... Quem tem Deus como fundamento é como aquele que construiu a casa sobre a rocha: é sábio!


Oração final: Querido Deus, dá-nos sabedoria para sermos como o homem que construiu a casa sobre a rocha. Pedimos também que sejas o fundamento de nossas vidas, amparando-nos para não cairmos por causa de qualquer ventinho. Amém!

Sugestão de Atividades
Reforce a história brincando

material:


- giz de lousa (cada um de uma cor)

- desenho de chuva, raios e ventos

- durex ou fita crepe

- espaço para correr

- chapa de raio-x, para fazer o estrondo do trovão.


Desenhe círculos grandes e pequenos no chão com giz de lousa.

Primeiro, pinte de uma cor, para fazer de um lado da classe (ou do espaço) a casa na areia. Do outro lado, faça outros circulos (um círculo para cada criança) de cor diferente para representarem a casa na rocha.


Tratam-se das casas onde os pequenos irão entrar quando ouvirem o sinal de um estrondo, soado pela professora. O objetivo é escapar dos ventos e da chuva, que querem derrubar as suas casas e que será representado por uma auxiliar da professora usando na parte da frente desenhos de chuva e vento colados na roupa com durex.

O aluno que for pego fora do círculo, passará a ser a chuva e o vento e assim por diante. O jogo termina quando praticamente todos experimentaram os dois papéis. Na hora de fazer os círculos, um aluno sempre deverá sobrar do lado de fora. Se há 16 crianças na turma, pode-se fazer duas tocas para 1 aluno, uma para 2, uma para 3 e duas para 4. Nessa brincadeira, a criançada desenvolve habilidades como correr, frear e ocupar um espaço.


Obs: procure ensinar às crianças que não há problema em ficar fora do círculo. Estar fora dele faz parte da brincadeira, ou seja, todos são importantes: quem está fora e quem está dentro.


A função de quem está fora ou de quem faz a chuva e os ventos é importante pois sem ela não há brincadeira. Precisamos ensinar às crianças o valor do erro, de "estar do lado de fora", de perder e de ganhar.

Nossa sociedade valoriza o acerto somente, quando na verdade, também aprendemos com os nossos erros.

Procuramos acertar sempre, mas quando erramos aprendemos a agir da forma correta na próxima oportunidade. O erro e o acerto fazem parte da aprendizagem e são importantes para que, quando formos adultos, saibamos escolher o que é bom e o que é ruim. Sem isso, ficamos defeituosos em nossas escolhas e sofremos com isso.


Retirado do blog Trabalhinhos

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Comemoração para o Dia da Bíblia



O dia da Bíblia surgiu em 1549, quando o bispo Cranmer, que vivia na Grã-Bretanha incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que o povo orasse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento (o Advento é celebrado nos domingos que antecedem as comemorações do nascimento de Cristo) Hoje esse dia é comemorado sempre no segundo domingo de Dezembro, mas algumas igrejas estendem para a semana inteira. Eis então várias sugestões para os professores, que escolherão as atividades de acordo com a faixa etária de seus alunos.

Jogral da Bíblia e o celular




Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular?
E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa? E se déssemos umas olhadas nela várias vezes ao dia? E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório... ? E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos? E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela? E se a déssemos de presente às crianças? E se a usássemos quando viajamos? E se lançássemos mão dela em caso de emergência? Mais uma coisa: Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela "pega" em qualquer lugar. Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim. E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida. "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto"! (Is 55:6)












Sugestões O professor pode decorar a sua sala com biblinhas penduradas com linha de nailon e fita crepe no teto. Podem também fazer cartazes e decorar a sala. Sobre o jogral, caso as crianças sejam pequenas demais para ler ou recitar, o professor pode se valer de um adolescente ou dois, que lerá o jogral enquanto as crianças dão um passo a frente, com uma figura que estará segurando. Você pode fazer um desenho para cada parte do jogral e colocá-lo em um cartaz pequeno.




















Preparando para fazer arte

Massa de modelar

Seus alunos adoram brincar com massa de modelar? Que tal se, além de exercitarem sua criatividade brincando, eles aprenderem a fazer sua própria massa de modelar?

A receita que lhe damos é fácil e não custa caro. Pode ser feita em casa ou na sala de aula. É bom que as crianças vistam um avental ou uma roupa que possa sofrer os respingos de tinta e os banhos de farinha que são inevitáveis.

Vamos aos ingredientes:› 1 xícara farinha de trigo› ½ xícara sal› ½ xícara água› ¼ xícara vinagre› ¼ xícara guache.

E ao modo de fazer:Misture a farinha de trigo com o sal. Aos poucos, vá acrescentando a água e o vinagre. Por último, acrescente a tinta guache. Se preferir, divida a receita ao meio e use duas cores de tinta guache, uma para cada porção de massa. Não se esqueça que ao dividir a receita ao meio, a quantidade de tinta também deve ser proporcional. Amasse tudo muito bem, até obter uma massa lisa.

Depois é só brincar!!!!

Tinta caseira

Trabalhar com tintas é delicioso para qualquer faixa - etária...

Aproveitem a dica a seguir e inclua em suas aulas o trabalho com pintura.

Receita de Tinta Caseira 1:

Ingredientes:

- Pó de pintor
- Goma arábica
- Água
- Glicerina

Modo de Preparar: Para uma medida de pó corante, uma medida de goma arábica. A água é acrescentada aos poucos. Bata bem até obter uma pasta cremosa e consistente. Você pode acrescentar uma colher de glicerina e continuar batendo. Guarde em vidros bem fechados, com um pouco de água sobre a pasta.

Receita de Tinta Caseira 2:

- 1 colher de sopa de gesso.
- 2 colheres de sopa de goma arábica
- 2 colheres de sopa de pó corante
- 1 colher de sopa de Lysoform bruto.
- Água que baste para obter a consistência desejada.

Modo de Preparar: Misture tudo muito bem e coloque gesso por último.

Receita de Tinta Caseira 3:

- 2 colheres de sopa de pó corante ou anilina.
- 2 colheres de sopa de goma arábica
- 2 colheres de sopa ( ou mais) de água.
- 1 colher de sobremesa de álcool
- 2 ou 3 gotas de glicerina.

Modo de Preparar: Misture tudo muito bem.