BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A Família e a Escola Bíblica Dominical

Deuteronómio 6:1-25

A Escola Bíblica Dominical é uma oportunidade única de estudar a Bíblia, aplicando-a à vida pessoal e adequando a Palavra de Deus a cada idade. É, por isso, um instrumento de crescimento espiritual para toda a família.

Os filhos precisam de alimento espiritual. Têm de ser ensinados nos caminhos do Senhor e instruídos no carácter de Deus. Precisam de aprender que toda a vida deve estar centrada em Deus. Os pais têm um papel importantíssimo no acompanhamento da vida espiritual dos filhos. Faz parte da responsabilidade dos pais:

1º - Dar o exemplo

O exemplo é um bom meio de comunicação. Quando os pais descuram a igreja e o ensino bíblico, estão a comunicar que não tem grande importância.

Não “peça desculpa” por ser cristão. Não dê a entender que ir à igreja que é um dever para si. Não mostre o Cristianismo como uma opção, e ainda por cima de pouco interesse, mas algo fundamental para a vida. Não falte. Participe. Estude. Envolva-se.

2ª - Ajudar os filhos

A participação activa dos pais é fundamental, ajudando-os a estudarem a lição, a memorizarem os versículos, a participarem nos concursos, a serem obedientes e a respeitarem os professores e o tempo da EBD como uma coisa importante para a vida deles.

3º - Acompanhar

Pergunte o que é que os seus filhos estudaram, o que é que aprenderam, o que é que gostaram mais… responda a perguntas. Ajude-os, durante a semana, nas leituras da Bíblia, no estudo da lição, na aprendizagem dos versículos e nas tarefas de aplicação bíblica. Ensine os seus filhos a orarem pelo professor da Escola Dominical e a ter amor pela igreja.

4º Valorizar a EBD

Considere a Escola Bíblica Dominical como uma ESCOLA importante para o desenvolvimento espiritual e moral dos seus filhos. Transmita esse espírito positivo e de valor aos filhos, com entusiasmo e alegria. Assim como transmite a importância do bom empenhamento nos estudos escolares dos seus filhos, do mesmo modo deve valorizar o seu desenvolvimento espiritual e zelo pela aprendizagem dos princípios bíblicos.

5º Não faltar

Por sua culpa, as crianças é que ficam a perder. Não acompanham, não sabem, não ganham prémios, não se habituam ao ambiente, não se introduzem no grupo e por isso não fazem amigos na igreja. Não conhecem a Bíblia, não sabem nada sobre a vontade de Deus para as suas vidas, não têm referências morais e espirituais. Desmotivam-se e depois não querem ir ou participar. Vá com os seus filhos à Escola Bíblica Dominical regularmente.

6º Não chegar tarde

Deus é muito mais importante do que mais meia hora na cama. Habitue-se a chegar a horas, por respeito a Deus e aos seus irmãos em Cristo. Leve o seu filho a horas. De outra maneira, perturba as classes e as crianças perdem o seguimento e o ambiente descontraído das actividades iniciais que normalmente têm como alvo despertar o interesse.

7º Ter atenção e cuidado

O cuidado e a atenção dos pais na preparação para o Domingo é muito importante. Preocupe-se em ajudar a criança a levar a Bíblia, a revista, a oferta e a ter tudo cuidado. O ideal será arranjar ao seu filho uma pasta própria para a EBD tal como tem uma para a escola, onde pode colocar todos os materiais preparados para levar à igreja.

Margarida Barros - Igreja Baptista da Almada

0 comentários: