BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 29 de setembro de 2009

DIA DAS CRIANÇAS

O Dia das Crianças é um dia muito especial e também muito esperado por elas!

I. Faça uma festa:

1- Crianças gostam de festas;

2- Escolha um tema bíblico para a festa;

3- Prepare a apresentação de uma peça de teatro ou musical, com a participação das crianças do Ministério Infantil de sua Igreja(elas se sentirão valorizadas);

4- A oportunidade do Evangelho está na festa;

5- Prepare uma lista de brincadeiras que serão desenvolvidas na festa( não se esqueça de separar brindes para as crianças que forem as ganhadoras das mesmas);

6- Faça uma lista do que será necessário para a festa e peça ajuda dos irmãos de sua igreja;

7- Prepare nesta lista, os lanches que serão oferecidos às crianças;

8- Prepare saquinhos com guloseimas, que serão distribuidas para as crianças, no final da festa;


Gincana Desafio JE&ED
Traga um...
Tarefas enviadas pelos visitantes do site. 2002.

A tarefa é trazer um objeto ou pessoa de acordo com as características listadas.

Você pode fazer isto das seguintes maneiras:
  • Prepare uma lista e dê para os grupos uma semana antes da gincana para que eles procurem e tragam no dia determinado. Cada objeto vale um ponto para o grupo.
  • Prepare uma lista e dê aos grupos só no dia da gincana, com um tempo marcado. Cada objeto trazido dentro do tempo determinado ganha pontos para o grupo. Membros do grupo atrasados perdem pontos.
  • Fale uma tarefa de cada vez e aquele grupo que trouxer o objeto primeiro ganha o ponto.
  • Para questões com "o menor", "o mais alto" etc.. você deve dar pontos apenas para o grupo que tiver "o menor", "o mais alto", etc..

    Sugestões de objetos e pessoas que você pode pedir. Use a criatividade e os recursos locais para incrementar as tarefas:

    1. uma pessoa que esteja vestida com uma blusa que tenha um furo debaixo do braço;
    2. uma pessoa que saiba falar uma frase em língua estrangeira;
    3. a pessoa mais alta;
    4. uma pessoa negra (ou branca, ou índia);
    5. uma pessoa de sapato azul, vermelho, roxo;
    6. uma pessoa de chapéu;
    7. a menor Bíblia que puder encontrar. (o menor sino, crucifixo, pedra, folha, flor, etc...) Também funciona para "o maior", mas cuidado para não pedir pedras e coisas pesadas ou perigosas nesta categoria;
    8. o livro mais antigo (conte pela data de publicação);
    9. um inseto (formiga, mosquito - vivo ou morto?);
    10. qualquer objeto de cor específica vermelha, verde, azul;
    11. Uma pessoa (da equipe ou não) com o cabelo mais comprido;
    12. Uma pessoa (da equipe ou não) com o maior pé;
    13. A pessoa (da equipe ou não) mais velha;
    14. O jornal mais antigo. (Mostrar data);
    15. A moeda mais antiga;
    16. O maior pão.


  • Começou a Chover
    LB, RJ, 2001. Fonte: folclore brasileiro.

    Tema: atenção; integração; imaginação.
    Duração: 15 minutos.
    Público: crianças, mínimo 8 pessoas.
    Material: giz para riscar o chão.

    Peça que as crianças se espalhem numa determinada área. Depois peça que cada uma desenhe um círculo ao redor dos pés (não colado aos pés, mas grande, em volta); estas serão as casas. Deve haver uma "casa" a menos que o total de participantes (ou seja, não desenhe um círculo ao redor dos seus próprios pés).

    Comece a brincadeira: saia andando pelo pátio, contando uma história qualquer e as crianças devem seguí-lo fazendo gestos e movimentos de acordo com a história. Procure se afastar das "casas" enquanto anda.

    Num determinado momento diga "Então, começou a chover!"

    As crianças devem então procurar a "casa" mais próxima e aí ficar. (explique isso antes de começar a brincadeira). Quem ficar sem "casa" recomeça o jogo, contando uma nova história



    Seu Noé, posso ir?
    LB, RJ, 2003.
    Adaptação da brincadeira folclórica "Mamãe posso ir? Quantos passos?"

    Tema: arca de Noé.
    Duração: 10 minutos.
    Público: crianças, 8 pessoas.
    Material: para cada criança: máscara (ou cartão) de animal.

    Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.

    Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala. Todas as as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.
    As crianças perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
    O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".
    Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
    E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.
    Você pode combinar que se o Noé disser "x passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual tantos passos imitando o seu próprio bicho.

    A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.

    Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se emplogue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.



    Bichos
    LB, RJ, 2000.

    Tema: criação do mundo ou arca de Noé.
    Duração: 10 minutos.
    Público: crianças, 8 pessoas.
    Material: cartão, cola e figuras de animais.

    Faça dois cartões com o nome e a figura de cada animal. Distribua um cartão para cada criança, sem que as outras vejam a figura.
    Peça às crianças que se espalhem bem pelo salão, e ao seu sinal, cada criança deve fazer o som (a voz) do animal no seu cartão. É importante que cada um faça somente o som do animal no seu próprio cartão.
    Pelo som, cada criança deve achar o seu par e a medida que se encontram podem sentar-se ou formar uma fila.

    Para contar a história da criação, você pode usar este jogo como ponto de partida para uma conversa: De onde vem tantos animais diferentes? Você sabia que foi Deus que criou cada um destes animais? etc..

    Para a Arca de Noé, você pode determinar que uma sala seja a arca, e os "animais" a medida que acham o seu par são conduzidos para lá por uma pessoa fantasiada de Noé e que contará a história.

    0 comentários: