BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Apresentação de Natal para o Ministério Infantil

Jornal de Natal
Lilliana, Iugoslávia, 1996

Tema: Nascimento de Cristo, Advento e Natal.
Duração: poucas horas a dias, dependendo da complexidade.
Público: Adolescentes, mínimo 6 pessoas.
Material: Bíblias e livros; mapa da região de Belém; papel e lápis; livros de geografia e história para você estudar previamente.

Ao invés de fantasiar as crianças com roupas de anjos e pastores, que tal trabalhar com elas uma leitura e interpretação atual da história de Jesus?

Leia a história do natal, de preferência em mais de uma fonte - Bíblia na Linguagem de Hoje, Bíblias e Livros infantis, etc...

Peça que observem programas jornalismo na TV e jornais impressos. Faça com as crianças um diagrama sobre as sessões que um jornal contém, tipos de matérias, se levam fotos ou não, etc..

Proponha que desenvolvam um jornal sobre o dia do nascimento de Jesus. Pode ser em formato impresso (que pode depois ser fotocopiado e distribuído aos adultos) ou em formato TV, a ser apresentado a comunidade.

Antes de iniciar, determine:
- Quem edita o jornal? (O povo local era judeu; o governo era romano).
- O jornal é de onde? (da cidade de Belém? de todo o país?)

Temas que vocês podem desenvolver:
- lotação esgotada nas hospedarias
- um editorial sobre o censo: a direção do jornal concorda ou discorda do decreto romano para realizar o censo?
- uma estranha estrela nos céus
- a visita inesperada de reis do oriente (explore com as crianças a aparência diferente que estes homens deviam ter, o impacto deles na população local, etc...)
- a visita de pastores de ovelhas à cidade (no meio do horário de expediente!! Será que os pastores estão fazendo uma greve?)
- um dos "repórteres" pode ir junto com os pastores ou os reis, e entrevistar os pais da criança (porque ela está recebendo tantas visitas, quem é, o que há de tão especial aqui?)
- previsão do tempo (quem sabe até com um mapa da região?)

Incluam também propagandas, afinal, um jornal as tem:
- uma do governo, convocando para o censo
- quais os produtos da época? Camelos (aluguel de camelos ou "vaga" para estacioná-los); comidas (o que se comia? como anunciar estes produtos?); pontos turísticos de Belém ("aproveite que você está aqui para o censo, e visite..." - quem sabe o templo, ou algum local relevante da história do rei Davi).

As fotografias para o jornal impresso podem ser desenhos das próprias crianças. Para o jornal da TV, vocês podem confeccionar um cenário para os "âncoras" usando mesas e cadeiras e um painel de papel pardo ou um pano no fundo e da mesma forma criar cenários para as entrevistas e reportagens nos diferentes locais.

O importante é que as crianças mergulhem na história e encontrem aspectos inusitados da narrativa bíblica.

1 comentários:

Ana by anA disse...

Tem novidades no Blog:
Templates Ana by anA

Templates da ovelhninhas atualizado, sem erros...
Abracos e que Deus continue com voces